book

Reformulação do programa de IC/IT na UFG

A nova reformulação da iniciação científica na UFG agora visa a formação no nível da graduação, buscando formar profissionais mais capacitados para os desafios de sua profissão, seja ela qual for. Mas para isso os estudantes devem estar envolvidos nos programas dos grupos de pesquisa da instituição, requerindo um maior número de posições afim de atender a demanda estudantil.

Qualificar a formação no nível da graduação por meio da inserção do estudante em ambientes onde:

• ele possa ter contato direto com os processos de produção do conhecimento,
  • ele possa participar diretamente de atividades de iniciação à pesquisa em sua área de conhecimento,
  • ele tenha a oportunidade de exercitar o método científico, como instrumento geral, e as aplicações dele em sua área de atuação específica.

A reformulação busca separar o processo de seleção de propostas para ingresso no programa do processo de seleção para concessão de bolsas.

< Haverá dois editais >

1) Edital de seleção para as propostas de ingresso ao programa.
Sua finalidade é selecionar as propostas de Planos de Trabalho a serem executados no âmbito do programa. A avaliação será realizada por um comitê de consultores ad hoc, com atribuição do conceito “recomendado” ou “não recomendado”, e homologada por um Comitê Gestor do Programa.

Os Planos deverão estar vinculados a projetos de pesquisa aprovados nas unidades acadêmicas, mas que não serão objeto de avaliação adicional no âmbito deste edital.

2) Edital para concessão de bolsas dos programas institucionais.

As bolsas serão distribuídas aos docentes, de acordo com critérios de produção científica, cabendo a eles a distribuição das bolsas para seus alunos.

Caberá também ao orientador buscar outras fontes para o pagamento de bolsas aos seus alunos. A inserção no Programa das bolsas obtidas de fontes diversas, fora do prazo regular deste edital, deverá ser viabilizada por um mecanismo de submissão de propostas de plano de trabalho em fluxo contínuo, mas restrita a esta finalidade.

A prioridade do programa deve ser a formação do aluno;

• os planos de trabalho devem ater-se ao objetivo do programa, respeitando o nível de formação;
  • simplificar os processos avaliativos, evitando-se avaliações redundantes;

Fonte: PRPI

Categorias: principal