notícia_pip_

Campus Cidade de Goiás amplia número de bolsas no PIP/UFG 2026/2027 e alcança 29 cotas

Campus Cidade de Goiás consegue 29 bolsas no Programa de Iniciação à Pesquisa, registrando um aumento de 45% em relação ao ciclo anterior.

O Câmpus Goiás da Universidade Federal de Goiás conquistou 29 bolsas no resultado final do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação da UFG (PIP/UFG) 2026/2027, divulgado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG) em 26 de agosto de 2026. O resultado confirma a ampliação da participação do câmpus no programa e evidencia o fortalecimento das atividades de pesquisa desenvolvidas pelas unidades acadêmicas locais.

Do total de bolsas obtidas pelo Câmpus Goiás, 26 foram destinadas à Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas (UAECSA) e 3 à Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH). Em comparação com o ciclo anterior, quando o câmpus havia conquistado 20 bolsas, o novo resultado representa um crescimento de 45%, consolidando um avanço importante na inserção da pesquisa no âmbito do câmpus.

Na UAECSA, foram obtidas 13 bolsas PIBIC, 6 PIBIC-AF, 2 PIBIC-EM, 1 PIBIC-EF, 2 PIBITI e 2 PIBITI-AF, totalizando 26 cotas. Já a UAECH conquistou 3 bolsas PIBIC. O resultado demonstra não apenas o crescimento no número de bolsas, mas também a diversificação da participação do câmpus nas diferentes modalidades de iniciação científica, tecnológica e em inovação.

O desempenho alcançado reflete o esforço dos(as) docentes na submissão de propostas e no fortalecimento das atividades de pesquisa. A ampliação das bolsas também proporciona novas oportunidades para a participação de estudantes em projetos científicos e tecnológicos, contribuindo para sua formação acadêmica e para a produção de conhecimento no Câmpus Goiás.

Próximos passos para implementação das bolsas

Com a divulgação do resultado final, inicia-se a etapa de implementação das bolsas. Conforme o cronograma do Edital PRPI nº 02/2026, os(as) orientadores(as) contemplados(as) deverão indicar os(as) estudantes bolsistas entre 26 de agosto e 4 de setembro de 2026, por meio do SIGAA, Módulo Pesquisa. No mesmo período, os(as) estudantes indicados(as) deverão realizar o aceite da indicação no SIGAA.

As bolsas terão vigência máxima de 12 meses, com início em 1º de setembro de 2026. A implementação ocorre a partir da indicação do(a) estudante pelo(a) orientador(a), observando os requisitos estabelecidos pelo edital.

Edital, resultados, orientações e demais informações sobre o ciclo 2026/2027 do Programa de Iniciação à Pesquisa estão disponíveis na página da PRPI/UFG: Iniciação à Pesquisa 2026/2027 – PRPI/UFG